
No fechamento dos jogos de ida das semifinais o Citadino de Futsal protagonizou na noite passada uma rodada de muitos gols e viradas de placares. Nas categorias Sub 15 e sub 21 houve viradas de Vaimaca e Zeca FC e na Série Ouro, a ASSAF soube decidir o jogo no final e largou também em vantagem na etapa decisiva do campeonato.
Sub 15
Baile de Munique e Vaimaca fizeram a primeira decisão e a equipe do Baile não só começou melhor como também abriu logo o placar com o ala João Henrique driblando o goleiro e fazendo 1 X 0. Marcando forte e jogando coletivamente a equipe chegou aos 2 X 0 com Pedro Luca. O Viamaca então acertou a marcação e passou a controlar o jogo, mas perdia muitas oportunidades de gols. Apenas no final do primeiro tempo o artilheiro da primeira etapa, Marcell descontou para 2 X 1. Na segunda etapa o Vaimaca consertou a questão da finalização e partiu para reação. Marcell não apenas empatou como virou o jogo para 3 X 2. O Baile empatou com João Henrique, mas Felipe Sanguinetti fez o quarto do Vaimaca e Lauro voltou a empatar. Jorge Francisco fez o quinto e o artilheiro Marcell voltou a protagonizar duas finalizações em chutes cruzados e confirmou a vitória de virada do Vaimaca por 7 X 4.
Sub 21
No confronto da sub 21 o Casa Blanca tentava mais um feito após passar pelas quartas de finais batendo ao Duque Livramento. O Zeca, porém, era o favorito e impôs o ritmo da partida. Isso não intimidou os riverenses que chegaram inclusive abrir o placar com o ala Damian, que mesmo lesionado no tornozelo esquerdo, foi para a quadra para ajudar os companheiros. O Zeca não sentiu o gol e seguiu pressionando até Fabricio receber na entrada da área e empatar. A virada veio com Rian. Cristiano ainda fez o terceiro do Zeca e Marco Monteiro o 4 X 1. Cristofer descontou, mas Marco Monteiro fechou o placar em 5 X 2, Zeca. Na etapa final o domínio do Zeca continuou e Cristiano fez 6 X 2. O Casa Blanca foi perdendo força e viu a situação piorar após a reclamação do técnico Jean Seleguin, que reclamou de uma carga que o atleta Cristofer sofreu antes do Zeca fazer o sétimo gol. O treinador acabou expulso. Na sequência, Damian, acabou atingido no tornozelo já machucado e acabou caindo em quadra. O jogador se lesionou no sábado pelo Campeonato Amador jogando pela equipe do Penharol contra o Caxias. Apesar de proteger o local para defender o Blanca na semifinal do futsal, no primeiro impacto sofrido no local, o entorse no tornozelo se agravou e o atleta deixou a quadra na maca e chorando muito. Com o adversário ainda mais fragilizado o Zeca marcou mais duas vezes com Fabricio e venceu o jogo por 10 X 2.
Ouro
ASSAF e Vitéllio protagonizaram o último jogo da noite iniciando a disputa de uma vaga na final da Série Ouro. Desfalcado de jogadores como Rodrigo e Janderson, o Vitéllio tentou impor seu ritmo ao jogo. Mas a ASSAF, mesmo sem Didico, era intensa e mesclava um jogo mais posicionado com pressão intensa na saída de bola do Vitéllio e foi assim que Guilherme recuperou a bola dentro da área adversária e num toque de calcanhar abriu o placar. O jogo então ficou dentro da característica que a ASSAF vai funciona. A equipe fechava o sendo da quadra com uma defesa bem posicionada e na roupada da bola era veloz para chegar rapidamente ao gol de Renan, goleiro do Vitéllio. Sem conseguir infiltração o Vitéllio tentava o gol nos chutes de media distância, mas o goleiro Gabriel Roque fechava o gol. Além de bem postado a ASSAF ainda tinha peças individuais em noite inspirada. Era o caso de Tallys que em dois lances abriu 3 X 0. No primeiro ele tabelou rápido com Camilo e acertou o canto do goleiro Renan. Nem bem a o jogo recomeçou e o uruguaianense recuperou a bola no meio e bateu forte para ampliar. Sem encontrar alternativas e parando no goleiro o Vitéllio voltou a perder uma bola no meio campo e Guilherme ampliou para 4 X 0, ASSAF. Duka conseguiu descontar após a única troca de passes que funcionou diante da marcação da ASSAF. final do primeiro tempo, 4 X 1. O jogo intenso da ASSAF na primeira etapa passou a cobrar o preço no segundo tempo e a equipe não conseguiu repetir a performance. O Vitéllio manteve a pressão, mas desta vez com aproveitamento. Gustavo descontou logo nos primeiros minutos. A ASSAF respondeu com o chute cruzado de Camilo fazendo o 5 X 2. Matheus Iago em jogada pessoal marcou o 5 X 3 e Duka, cobrando pênalti, fez o 5 X 4. O jogo então ficou aberto e após chances para os dois lados, Vini acertou o chute de esquerda para empatar a decisão. Mesmo desgastada fisicamente a ASSAF, seguia sendo consistente defensivamente e buscava um ataque para tentar o gol. Matheus Soares, símbolo da organização defensiva da ASSAF, caiu em quadra exausto. Quando se levantou o jogador se posicionou no lado direita para receber o lançamento do goleiro Gabriel Roque e bateu cruzado para recolocar a ASSAF em vantagem, 6 X 5. O Vitéllio, ainda pressionou e obrigou a ASSAF a parar o jogo. Numa das faltas, Matheus Soares atingiu Vini e acabou levando o segundo cartão amarelo e foi expulso, desfalcando a equipe no jogo da volta. A ASSAF venceu o jogo, mas lamentou a perda de um dos seus melhores jogadores. No domingo ocorrem os jogos da volta. O Citadino de Futsal 2023 é patrocinado por, Movilcor, Otica Ricardo, Delivery Much, CFC Santanense, Posto Larratea e Larratea Pet, Saint Catherine´s School, Erva Mate Charme e Uniagro, Unimed Fronteira, Brasil Free Shop e Zona Franca/ Pimpolho. Já os apoiadores são: Comdica e Agrotec.

